Escola de Formação de Pesquisadores ABRAPEC
A escola
Os principais objetivos da Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências (EFPEC) são:
- Reunir pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação da área de Educação em Ciências, particularmente nas subáreas de Ensino de Física, Química, Biologia, Geologia, Saúde e Ambiente, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes;
- Discutir as contribuições da pesquisa em educação em ciências para uma educação de qualidade e para o desenvolvimento social;
- Debater as contribuições e as relações entre a pesquisa em educação em ciências para a Educação Básica e Superior;
- Favorecer a interação dos estudantes em Ensino de Física, Biologia, Química, Geologia, Saúde e Ambiente e áreas afins.
Nesta edição, a escola ocorrerá no formato remoto e aberta a todos os sócios devidamente inscritos e com as mensalidades em dia.
Programação
A programação completa da Escola de Formação está disponível no quadro abaixo. CLIQUE NOS LINKS para ter acesso às salas vituais.
Quadro 1. Programação da Escola de Formação na região Centro-Oeste
23/nov - SEG | 24/nov - TER | 25/nov - QUA | 26/nov – QUI | |
TURNO MANHÃ | Abertura (9h30 às 10h) Diretoria da ABRAPECCafé (10h às 10h15)Conferência (10h15 às 11h30) A trajetória da Abrapec e seu papel na formação e consolidação da pesquisa em educação em ciências no Brasil - Profa. Sandra Selles (UFF) - Profa. Fernanda Osermann (UFRGS), mediadora. |
Mesa Redonda (9h às 10h30) A ética na pesquisa em educação em ciências. - Ney Nunes (UFGD) - Jefferson Mainardes (UEPG) - Carmem Farias (UFRP), mediadora.Café (10h30 às 10h45)Oficina (10h45 às 11h30) Procedimentos operacionais do CEP - Dayana Nascimento (UFRN) - Marcols Leonardo Martins (UFRN) |
Palestra (9h às 10h30) Diálogos da RBPEC com temas da pesquisa em educação em ciências: desafios e perspectivas - Lúcia Sasseron (USP) - Alcina Maria (CEFET-RJ), mediadora.Café (10h30 às 10h45)Roda de conversa dos pesquisadores regionais (10h45 às 11h30) |
Mesa Redonda (9h às 10h30) A pesquisa em educação em ciências e o contexto amazônico. - Welton Yudi Oda (UFAM) - Sílvia Chaves (UFPA) - Aline Nicoli (UFAC), mediadora.Café (10h30 às 10h45)Avaliação e encerramento (10h45 às 11h30) |
TURNO TARDE | Mesa: Educação Ambiental (14h às 15h50) - Profª. Suzete Rosana de Castro Wiziack (UFMS) - Profª. Agustina Echeverría (UFG) - Prof. Marcelo Bizerril (UnB)Palestra: Jogos em Educação em Ciências: pesquisa e ensino (16h às 17h50) - Prof. Márlon Soares (UFG) |
Roda de conversa 1.1 (14h às 15h50) Roda de conversa 1.2 (14h às 15h50) Seções paralelas sobre as súmulas dos projetos de pesquisaPalestra: Teoria da objetivação: ressignificando o ensino de ciências (16h às 17h50) - Profª. Shirley Takeco Gobara (UFMS) - Jaqueline Santos Vargas Plaça (UFMS). |
Roda de conversa 2.1 (14h às 15h50) Roda de conversa 2.2 (14h às 15h50) Seções paralelas sobre as súmulas dos projetos de pesquisaPalestra: Educação Científica e Cidadania (16h às 17h50) - Profª. Roseline Beatriz Strieder (UnB) |
Instruções
- Todas as atividades do turno vespertino serão transmitidas por meio de salas virtuais hospedadas no servidor da Universidade de Brasília, que emprega o MicrosoftTeams como ferramenta institucional de educação remota.
- Cada participante deve acessar o link da atividade com 5 minutos de antecedência no dispositivo de sua preferência (celular, tablet, laptop, desktop);
- Ao clicar no link, será oferecida uma opção ao participante: (a) baixar o aplicativo MicrosoftTeams ou (b) acessar a sala por meio do navegador.
- Recomendamos instalar o aplicativo, pois a qualidade da transmissão tende a ser pior no navegador e algumas funcionalidades não estarão disponíveis.
- Participantes vinculados à Universidade de Brasília podem empregar seu login institucional para acessar o ambiente Teams. Nesse caso, a identificação e o ingresso na sala são automáticos.
- Participantes de outras instituições devem identificar-se informando NOME e UNIVERSIDADE. O ingresso dos participantes externos à UnB pode demandar alguns minutos para ser efetivado, pois requer autorização de um membro da universidade que esteja dentro da sala.
- Para a emissão dos certificados de participação será considerada a presença nas atividades vespertinas;
- O participante que não estiver apresentando trabalho deverá manter ÁUDIO e CÂMERA DESLIGADOS.
Seções paralelas
Roda de conversa 1.1
Coordenadores
- Profa. Zilene Moreira Pereira Soares (UFG)
- Profa. Vera de Mattos Machado (UFMS)
Apresentadores
- Educação Inclusiva em Sexualidade no Contexto da Formação de Professores de Ciências: Andreia Lelis Pena (UnB)
- Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Genética na Formação de Professores: Sandra dos Santos Cereali (UFMS)
- A Trajetória de Professores Indígenas de Ciências em Formação na Universidade Federal do Tocantins Regiane Lopes (UnB)
- Professores Formadores da Licenciatura em Química dos IF e seus Diversos “Papéis” na busca por uma Identidade Docente. Francisca das Chagas Alves da Silva (UFG)
Roda de conversa 1.2
Coordenadores
- Profa. Cinthia Letícia de Carvalho Roversi Genovese (UFG)
- Prof. Luiz Gonzaga Roversi Genovese (UFG)
Apresentadores
- O Trabalho Docente na Educação em Ciências e na Educação Ambiental para a Construção da Percepção de Risco de Estudantes de Ensino Médio em Áreas de Mineração do Distrito Federal a Partir dos Casos de Mariana e Brumadinho Deine Bispo Miranda (Unb)
- Praxeologias Desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental “Odilza Fernandes Bittar”- Campo Grande (MS): Potencialidades para o Ensino de Ciências Cristiane Miranda Magalhães Gondin (UFMS)
- O Pertencimento do Docente à Ciência que Ensina – Uma Análise sob a Óptica Epistemológica de Ilya Prigogine Thiago Weslei de Almeida Sousa (UFMS)
- Os Programas de Formação Continuada de Professores de Ciências dos anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Pública de Campo Grande/MS a partir da BNCC Cátia Fabiane Reis Castro de Oliveira (UFMS)
Roda de conversa 2.1
Coordenadores
-
Prof. Airton José Vinholi (UFMS)
-
Profa. Stefannie Sá Ibraim (UnB)
Apresentadores
- Formação de Professores de Ciências Biológicas em Universidades Brasileiras: Perspectivas Curriculares para as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Thalita Maria Francisco da Silva (UFG)
- Possibilidades Metodológicas para Jogos no Ensino de Ciências: do Ensino à Pesquisa Felipe Augusto de Mello Rezende (UFG)
- Licenciatura em Química EAD nos Institutos Federais: nas Entrelinhas das Propostas Dylan Ávila Alves (UFG)
- Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: Análise das Propostas de Formação Continuada de Professores de Ciências da Natureza para o Ensino Médio Alessandra dos Santos Olmedo (UFMS)
Roda de conversa 2.2
Coordenadores
- Prof. Claúdio Roberto Machado Benite (UFG)
- Prof. Paulo Gabriel Franco dos Santos (UnB)
Apresentadores
- Uma Leitura fleckiana da Gênese da Astrobiologia na Educação em Ciências Ivone Delmiro da Silva (UFMS)
- As Atividades Experimentais no Contexto da Docência dos Professores de Química nos Institutos Federais do Estado de Goiás: Reflexões a partir da Epistemologia fleckiana Nara Aline Nobre da Silva (UnB)
- Princípios da Educação em Direitos Humanos na Formação Científica: Um Estudo de Caso sobre o Currículo integrado e a Concepção de Professores de Química do Ensino Médio Integrado do IFG Ernani Viana de Souza Junior (UFG)
- O Diálogo freiriano e a Construção do Currículo de Biologia na EJA no Estado de Goiás Renato Antônio Ribeiro (UFG)
- Ressignificação e Proposição de Novas Conjecturas para o Currículo Educacional de Ciências Naturais da Educação Básica Ricardo Silvério Gomes Pinheiro (UFG)
Baixe o caderno de súmulas aqui
Avalie sua experiência no evento aqui