Doutorado em Educação em Ciências (currículo antigo)

Ingresso até 2020

Estrutura curricular

Componente curricular  Créditos Percentual
Disciplinas obrigatórias 18* 45%
Disciplinas optativas 22* 55%
Tese - -
TOTAL 40 100%

* Os doutorandos que ingressaram antes do início de 2019 devem cumprir 16 créditos obrigatórios e 24 créditos optativos, pois a segunda disciplina de estágio em docência no ensino superior é optativa para esses estudantes.

Disciplinas Obrigatórias

• Fundamentos da Pesquisa em Educação em Ciências (4 créditos, código 310905).
    • Ementa. Base histórica e epistemológica da pesquisa em educação científica. Análise de pesquisas na área de educação científica. A evolução histórica do Ensino de Ciências no Brasil e no mundo. O campo de pesquisa em Ensino de Ciências. Áreas temáticas de ensino de ciências. Trajetória histórica e fundamentos teóricos da pesquisa qualitativa. Tipos, características e planejamento da pesquisa qualitativa. Técnicas de coleta de dados qualitativos: observação, entrevista, análise documental, vídeo, fotografia, história de vida, diários.
  • Seminário de Pesquisa em Educação Científica (2 créditos, código 310859).
    • Ementa. Seminários relativos à pesquisa em Educação em Ciências, abordando questões teóricas, metodológicas e epistemológicas atuais (código 310859)
  • Estágio em Docência no Nível Superior (2 créditos, código 310867)
    • Ementa. O Estágio de Docência no Ensino Superior envolve a participação do(a)doutorando(a) em atividades de ensino da graduação, sendo supervisionado por seu(sua) orientador(a). Será desenvolvido em forma de atividades didáticas, visando dar a ele(ela) experiência na área de ensino, na perspectiva da atuação docente profissional no nível superior. As atividades que serão realizadas pelo aluno devem estar em consonância com as normas estabelecidas pelo CPPGEduC.
  • Estágio em Docência no Nível Superior 2 (2 créditos)
  • Atividades Programadas em Educação em Ciências (4 créditos, código 310913)
    • Ementa. Disciplina dirigida ao trabalho de orientação específica com foco na temática de projetos de pesquisa e destinada ao desenvolvimento de atividades tais como a elaboração de artigos completos para eventos e revistas científicas, elaboração de resenhas, aprofundamento em tópicos de quadros teóricos e outras atividades do campo da área de Educação em Ciências e de suas linhas de pesquisa e eixos de interesse.
  • Atividades Programadas em Educação em Ciências 2 (4 créditos, código 310921)

Observações

1. A segunda disciplina de estágio em docência é obrigatória somente para os doutorandos que ingressaram no intervalo que vai do início de 2019 até o final de 2020.

Fluxo Recomendado

Período 1
310859 Seminário de Pesquisa em Educação Científica  2 créditos  Obrigatória
310913 Atividades Programadas em Educação em Ciências  4 créditos  Obrigatória
Período 2
310905 Fundamentos da Pesquisa em Educação em Ciências  4 créditos  Obrigatória
310921 Atividades Programadas em Educação em Ciências 2  4 créditos  Obrigatória
Período 3
310867 Estágio em Docência no Nível Superior  2 créditos  Obrigatória
Periodo 4
- Estágio em Docência no Nível Superior 2  2 créditos  Obrigatória*
Período 5
Períodos 6-8
- Elaboração de tese**  0 créditos  -

* A segunda disciplina de estágio em docência só será obrigatória para os doutorandos que ingressaram nos anos de 2019 e 2020.

** Quando todos os créditos já foram cumpridos, os estudantes devem se matricular em uma disciplina com zero créditos para não perder o vínculo.