Doutorado em Educação em Ciências (currículo novo)

Ingresso a partir de 2021

Atividades de Formação

Componente curricular  Créditos Percentual
Disciplinas obrigatórias 16 40%
Disciplinas optativas 16 40%
Atividades Complementares 8 20%
Tese - -
TOTAL 40 100%

Disciplinas Obrigatórias

• Fundamentos da Pesquisa em Educação em Ciências (4 créditos, código 310905).
    • Ementa. Base histórica e epistemológica da pesquisa em educação científica. Análise de pesquisas na área de educação científica. A evolução histórica do Ensino de Ciências no Brasil e no mundo. O campo de pesquisa em Ensino de Ciências. Áreas temáticas de ensino de ciências. Trajetória histórica e fundamentos teóricos da pesquisa qualitativa. Tipos, características e planejamento da pesquisa qualitativa. Técnicas de coleta de dados qualitativos: observação, entrevista, análise documental, vídeo, fotografia, história de vida, diários.
  • Fundamentos Metodológicos para Pesquisa em Ensino de Ciências (4 créditos, código 346420).
    • Ementa. Pesquisa em Educação em Ciências, conhecimento e prática educativa. Elementos constitutivos de uma pesquisa científica em Educação em Ciências. Modalidades de pesquisa, estratégias e técnicas para construção/coleta e análise de dados. Elaboração do projeto de pesquisa.
  • Epistemologia e Filosofia da Ciência (4 créditos, código 346446).
    • Ementa. Contribuições da filosofia, ciências humanas e sociais para o estudo dos problemas relativos à natureza da ciência na educação científica: problema da demarcação; o método científico; o problema do progresso; condições sociais de produção da ciência; a relações ciência & tecnologia.
  • Seminário de Pesquisa em Educação Científica (2 créditos, código 310859).
    • Ementa. Seminários relativos à pesquisa em Educação em Ciências, abordando questões teóricas, metodológicas e epistemológicas atuais (código 310859)
  • Estágio em Docência no Nível Superior (2 créditos, código 310867)
    • Ementa. O Estágio de Docência no Ensino Superior envolve a participação do(a)doutorando(a) em atividades de ensino da graduação, sendo supervisionado por seu(sua) orientador(a). Será desenvolvido em forma de atividades didáticas, visando dar a ele(ela) experiência na área de ensino, na perspectiva da atuação docente profissional no nível superior. As atividades que serão realizadas pelo aluno devem estar em consonância com as normas estabelecidas pelo CPPGEduC.

Observações

1. Os créditos de "Atividades Complementares" serão regulados por resolução específica.
  2. A disciplina de "Fundamentos Metodológicos" poderá ser aproveitada do mestrado.

Fluxo Recomendado

Período 1
310859 Seminário de Pesquisa em Educação Científica  2 créditos  Obrigatória
310867 Estágio em Docência no Nível Superior  2 créditos  Obrigatória
Período 2
346420 Fundamentos Metodológicos para Pesquisa em Ensino de Ciências*  4 créditos  Obrigatória
310905 Fundamentos da Pesquisa em Educação em Ciências  4 créditos  Obrigatória
Período 3
346446 Epistemologia e Filosofia da Ciência  4 créditos  Obrigatória
  A definir  4 créditos  Optativa
Periodo 4
Período 5
Períodos 6-8
- Elaboração de tese**  0 créditos  -

* Na maioria dos casos, é esperado que a disciplina de "Fundamentos Metodológicos" possa ser aproveitada do mestrado. Se for assim, recomenda-se antecipar uma disciplina optativa de quatro créditos no segundo período.

** Quando todos os créditos já foram cumpridos, os estudantes devem se matricular em uma disciplina com zero créditos para não perder o vínculo.