Patrícia

Patrícia Fernandes Lootens Machado

Instituto de Química (UnB)

Mestre e Doutora em Ciências dos Materiais pelo PPGE3M da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado em Educação Química na Catholic University of America, USA. Professora Associada da Divisão de Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade de Brasília, atua no Ensino de Graduação junto ao curso de Licenciatura em Química e, de Pós-graduação, onde desenvolve pesquisa e orientação nos Programas em Ensino de Ciências (2009 – 2019) e Educação em Ciências (desde 2016). No campo da Educação Científica, dedica-se a estudar as perspectivas de formação para cidadania, dialogando com princípios das Questões Sociocientíficas e da Educação CTS. Também atua na Extensão por meio dos Projetos Integração Universidade-Escola e Cons-ciência na Educação Ambiental, prestando assessoria a professores e alunos da Educação Básica, em torno de: questões conceituais de Química, atividades didáticas, atividades experimentais etc. Coordenou o Curso de Graduação em Licenciatura em Química (2010 - 2012) e, está no segundo período como coordenadora do PPGEduC (2017-2019 e 2019 - 2021).

SILVA, R. R.; BOCCHI, N.; MACHADO, P. F. L.; ROCHA-FILHO, R. C. Introdução à Química Experimental. 3. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2019. v. 1. 412p.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: Wildson Luiz Pereira dos Santos; Otávio Aloisio Maldaner; Patrícia Fernandes Lootens Machado. (Org.). Ensino de Química em Foco. 2a ed. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2019, v. 1, p. 195-215.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos - um estudo de caso. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 14, p. 233-249, 2008.
GAUCHE, R.; SILVA, R. R.; BAPTISTA, J. A.; SANTOS, W. L. P.; MOL, G. S.; MACHADO, P. F. L. Formación de profesores de química: concepciones y propuestas. Educación Química, v. 18, p. 30-33, 2007.

Principais Produções Técnicas

Projeto de Extensão de Ação Contínua - Integração Universidade-Escola
• Identificar e dimensionar, juntamente com professores da Educação Básica, problemas no ensino de Química e Ciências, focalizando de modo integrado, as relações entre sujeito que conhece (aluno), objeto de conhecimento (conteúdo) e atuação mediadora de outro indivíduo (professor e condições de ensino); • Levar os professores de Química e de Ciências a elaborarem, implementarem e avaliarem propostas pedagógicas de soluções para os problemas identificados.
MELO, L. M.; MACHADO, P. F. L.; MENDES, M. R. M. Proposição de Ação Profissional Docente em perspectiva politécnica: estratégias didáticas para o ensino de Química no curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposição de Ação Profissional Docente).
PAOLI, J.; MACHADO, P. F. L. Suplementando o saber. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposição de Ação Profissional Docente).
ANJOS, L. F. R.; MACHADO, P. F. L. O desaparecimento das abelhas. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposição de Ação Profissional Docente).

Link para currículo Lattes:
Linha de pesquisa: Educação Científica e Cidadania
Grupo de pesquisa: Ciência & Tecnologia em Contexto