Maria Luiza de Araújo Gastal

Instituto de Biologia (UnB)

Possui em Bacharelado em Ciências Biológicas - Ênfase em Zoologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, no Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas - NECBIO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, história e filosofia da ciência no ensino de ciências

GASTAL, M. L. A.; Avanzi, M.R. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação, v. 21, p. 149-158, 2015.
GASTAL, M. L. A.; Avanzi, M.R. Da razão que liberta à experiência que dá sentido: inquietações sobre Educação Ambiental, Sexual e para a Saúde numa escola plural. In: Oliveira, R.D.V.L.; Queiroz, G.R.P.C.. (Org.). Tecendo diálogos sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências. 1aed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. , p. 217-233.
ARAÚJO JUNIOR, A. C. ; AVANZI, MARIA RITA ; GASTAL, M. L. A. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no ensino de biologia para jovens e adultos. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 1-20, 2017.
Oliveira, R.I.R. ; GASTAL, M. L. A. ESTUDOS DO MEIO EM TRILHAS ECOLÓGICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2574-2578, 2013.
ZIMMERMANN, Erika ; CARNEIRO, Maria Helena da Silva ; GASTAL, M. L. A. ; CASIANO, Webster Spigel . Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 12, n.1, p. 219-233, 2006.

Principais Produções Técnicas

GASTAL, M. L. A.. O que Freud viu em Darwin. Darcy - Revista de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade de Brasília, Brasília, DF, p. 47 - 47, 01 jul. 2009
GASTAL, M. L. A.; Avanzi, M.R. . NARRATIVA, ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NAS PRISÕES. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão)
Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2848198350526854