Roberto Ribeiro da Silva (Bob)

Instituto de Química (UnB)

Graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1965), mestrado em Química Orgânica pela Indiana University - USA (1968) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1976).Tem atuado na área de Ensino de Química, com ênfase nos seguintes temas: formação e educação continuada de professores, experimentação no ensino de Química e formação de conceitos científicos.

SILVA, R. R.; BOCCHI, N. ; ROCHA FILHO, R. C. ; MACHADO, P. F. L. . Introdução à Química Experimental. 3ª. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2019. v. 1. 412p .
ROCHA FILHO, R. C. ; SILVA, ROBERTO R. DA . Cálculos Básicos da Química. 4ª. ed. São Carlos, SP: Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2017. v. 1. 281p .
TUNES, E. ; TOLENTINO, M. ; SILVA, R. R. ; SOUSA, E. C. P. ; ROCHA-FILHO, R. C. . Ensino de conceitos em Quimica. IV. Sobre a estrutura elementar da matéria. Química Nova, São Paulo, SP, v. 12, n.2, p. 199-202, 1989.
ROCHA-FILHO, R. C. ; TUNES, E. ; TOLENTINO, M. ; SILVA, R. R. ; SOUSA, E. C. P. . Ensino de conceitos em Quimica. III. Sobre o conceito de substância. Química Nova, São Paulo, SP, v. 11, n.4, p. 417-419, 1988.
SILVA, R. R.; ROCHA-FILHO, R. C. ; TUNES, E. ; TOLENTINO, M. . Ensino de conceitos em Química. II. Matéria: um sistema conceitual quanto à sua forma de apresentação.. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, SP, v. 38, n.12, p. 2028-2030, 1986.
TOLENTINO, M. ; SILVA, R. R. ; ROCHA-FILHO, R. C. ; TUNES, E. . Ensino de conceitos em Química. I. Matéria: exemplo de um sistema de conceitos científicos.. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, SP, v. 38, n.10, p. 1721-1724, 1986.

Principais Produções Técnicas

MELO, M. S. ; SILVA, R. R. . O estudo de gases: Uma estratégia de ensino dos três níveis do conhecimento químico utilizando sistemas conceituais e modelos e modelagem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposição de Ação Profissional Docente).
DUARTE, F. T. B. ; SILVA, R. R. . Entendendo a transformação química por meio do processo de fermentação alcoólica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - proposição de Ação Profissional Docente).
RIBEIRO, R. A. M. ; SILVA, R. R. . PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE TABELA PERIÓDICA COM AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO, DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DO PENSAMENTO POR CONCEITOS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposição de Ação Profissional Docente).
Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0184060789032082
Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências