André Vitor Fernandes dos Santos

Faculdade UnB Planaltina

Licenciado em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Educação também pela UFRJ. Trabalhou na rede pública e privada de ensino no Estado do Rio de Janeiro. Foi pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), atuando no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina. É associado ao Grupo de Estudos em História do Currículo (FE/UFRJ) e ao Grupo de Pesquisas Gerações e Juventude (FE/UnB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, desenvolvendo investigações nas áreas de: Políticas Educacionais, Avaliação Educacional, Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental.

Principais Produções Acadêmicas

SANTOS, A. V. F.; FERREIRA, M. S. Currículo nacional comum: uma questão de qualidade? REVISTA EM ABERTO - INEP. v. 33, p. 27-44, 2020. http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4554/3774
MEDEIROS, L. ; JALOTO, A. ; SANTOS, A. V. F. A área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala. Estudos em Avaliação Educacional. v. 28, p. 512, 2017. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4582/3387
FERREIRA, M. S. ; SANTOS, A. V. F. . Discursos curriculares no/do tempo presente: subsídios para uma articulação entre a história e as políticas de currículo. In: Alice Casimiro Lopes; Marcia Betania de Oliveira. (Org.). Políticas de Currículo: pesquisas e articulações discursivas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 57-79.
FERREIRA, M. SERRA ; SANTOS, A. V. F. ; TERRERI, L. Currículo da formação de professores nas Ciências Biológicas: por uma abordagem discursiva para investigar a relação entre teoria e prática. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 18, p. 495-510, 2016. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644089/13330
SANTOS, A. V. F.; FERREIRA, M. S. . História da disciplina escolar Educação Ambiental em Armação dos Búzios, RJ: entre necessidades e condições de emergência de uma inovação curricular. PEDAGOGIA Y SABERES, v. 42, p. 153-165, 2015. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/3727/3313

Principais Produções Técnicas

Ensino por Investigação no PROFBIO - https://www.youtube.com/watch?v=mjv634sk-a0&feature=youtu.be
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2256828361704938
Linha de pesquisa: Desigualdades, Lutas e Políticas na EC
Grupo de pesquisa: Grupo de Estudos em História do Currículo (membro).