IMG 5232

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9865893650359213
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza
Grupo de pesquisa:.

João Paulo Cunha de Menezes

Instituto de Ciências Biológicas (UnB)

Sou doutor em Ciências pela Universidade Federal de Lavras, onde também passei um período sanduíche no Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences (CITAB/UTAD). Atualmente, como Professor Adjunto no Instituto de Biologia no Núcleo de Educação Científica (NECBIO) da Universidade de Brasília, minha pesquisa tem como ênfase a ensino e aprendizagem e formação de professores. Também tenho interesse na aplicação da neurociência na educação, a fim de desenvolver novas estratégias de ensino e aprendizagem. Com minha formação e experiência, busco contribuir para o avanço do conhecimento na área de Educação em Ciências.

Principais Produções Acadêmicas

MENEZES, J. P. C.. Relação das crenças de autoeficácia com as emoções, estratégias de enfrentamento e inteligência emocional na Formação Inicial de Professores. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS, v. 17, p. 317-331, 2022.
MENEZES, J. P. C.. NEUROCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: PREVALÊNCIA DE MITOS EM LICENCIANDOS E PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. UM ESTUDO DE CASO NO DISTRITO FEDERAL. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 14, p. 181-195, 2022.
SILVA, V. T.; MENEZES, J. P. C. . Uso de infográficos como ferramenta didática para o processo de tradução gênica no ensino médio em aulas relacionadas à biologia molecular. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 26, p. 212-233, 2021.
LAS-CASAS, L. ; MENEZES, J. P. C. . Neurociência educacional: análise bibliográfica das contribuições da neurociência cognitiva no contexto da aprendizagem do ensino fundamental. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 19, p. 546-568, 2020.