3x4

Link para currículo Lattes:
Linha de pesquisa: Desigualdades, Lutas e Políticas da Educação em Ciências
Grupo de pesquisa: .

Samuel Molina Schnorr

Instituto de Ciências Biológicas (UnB)

Sou Professor Adjunto da Universidade de Brasília, vinculado ao Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas e atuo como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduc/UnB). Doutor em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Universidade de São Paulo (2019). Biólogo Licenciado (2013) e Mestre em Educação (2015) ambos pela Universidade Federal de Pelotas. Realizei estágio, como aluno de doutorado visitante, no Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales da Universidad Autónoma de Barcelona (2018-2019). Fui pesquisador de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020-2021). Tenho experiências na área do ensino de ciências e biologia, com produção acadêmica voltada para os estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação Científica na Sociedade de Risco; Questões Sociocientíficas; Emergências Socioambientais na Educação em Ciências e Práticas Inovadoras no Ensino de Ciências e Biologia.

SCHNORR, Samuel M.; PIETROCOLA, Mauricio. Educação em Ciências e Matemática no Brasil: uma Revisão Sistemática de 25 Anos de Pesquisa (1994-2018). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. e37242-30, 2022.

HERRERO, Juan A. G.; VAQUERO-DIEGO, Maria; FULLAT, Maria B.; SCHNORR, Samuel M. Inteligencia Emocional Autopercibida y Desempeño Académico en Educación Física De Adolescentes en la Escuela de Aplicación de Universidad de Sao Paulo, Brasil. Revista Educação (PUCRS. ONLINE), v. 45, p. e39449-15, 2022.

VAQUERO-DIEGO, Maria; BOTEY, Maria; SCHNORR, Samuel; RODRIGUES, Ernani. Well-being and Social Sustainability, Cross-Cultural Validation of an Emotional Metacognition Traits Scale in Brazilian Adolescents. Journal of Small Business Strategy, v. 32, p. 24-33, 2022.

SCHNORR, Samuel M.; PIETROCOLA, M. A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 27, p. 1-19, 2021.

SCHNORR, SAMUEL; RANNIERY, Thiago. Educação para o Risco: regulando a docência em ciências na era da insegurança. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 21, p. 1350-1373, 2021.

SCHNORR, S. M.; PIETROCOLA, M. A pesquisa em educação em ciências e matemática com Michel Foucault: propagação da teorização foucaultiana na área (1990 a 2016). Investigações em ensino de ciências (online), v. 25, p. 148-162, 2020.

PIETROCOLA, M.; RODRIGUES, E.; BERCOT, F.; SCHNORR, Samuel M. Risk Society and Science Education. Science & Education, p. 1-25, 2020.

SCHNORR, S. M.; Rodrigues, C. G. Ciência, Tecnologia e Sociedade na contemporaneidade: implicações educacionais tramadas ao pós-estruturalismo. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 31-42, 2015.