Roseline Beatriz Strieder

Instituto de Física (UnB)

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestre (2008) e doutora (2012) em Ciências (Área: Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo. Realizou Pós-doutorado na Universidad de Zaragoza, ES (2016). Professora Associada do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física. Orientadora de pós-graduação dos Programas em: Educação em Ciências (Doutorado, desde 2017), Ensino de Ciências (Mestrado Profissional, de 2013 a 2017) e Ensino de Física (Mestrado Profissional, desde 2017). Coordena o Grupo de Pesquisa Ciência & Tecnologia em Contexto e, associado a ele, desenvolve pesquisas que abarcam discussões sobre os fins da educação científica e o papel assumido pelo conhecimento científico curricular, fundamentadas por pressupostos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade e da Abordagem Temática. No que diz respeito à extensão, tem realizado ações que visam a socialização dos conhecimentos em Física para o público em geral, em especial, dos conhecimentos produzidos no Instituto de Física da UnB. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (2014-2015) e do Curso de Graduação em Licenciatura em Física (2017-2019), além de participar de diversas comissões e conselhos consultivos e deliberativos na Universidade.

STRIEDER, ROSELINE BEATRIZ; KAWAMURA, MARIA REGINA DUBEUX . Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros. ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 27-56, 2017.
SILVA, LUCIANO FERNANDES ; TAVARES, SWELLEN SALES ; WATANABE, GISELLE ; HALMENSCHLAGER, KARINE RAQUIEL ; STRIEDER, ROSELINE BEATRIZ ; HUNSCHE, SANDRA . Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência e Educação (UNESP), v. 25, p. 145-161, 2019.
STRIEDER, R. B.; BIZERRIL, M. ; GASTAL, M. L. ; AVANZI, M. R. . Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências no Distrito Federal e Entorno. In: Giselle Watanabe. (Org.). EDUCAÇÃO CIENTÍFICA FREIREANA NA ESCOLA. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. , p. 109-126.
STRIEDER, R. B.; Bravo, B.T. ; Gil, M.J.Q . Science-technology-society: What are we doing in science education?. Ensenanza de Las Ciencias, v. 35, p. 29, 2017.

Principais Produções Técnicas

Boletim da Associação Ibero-Americana CTS 2016-2019 (membro de corpo editorial).
Formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (curso de curta duração).
Escola de Física para alunos do ensino médio. 2015 (organização de evento).
Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1223062864841966
Linha de pesquisa: Educação Científica e Cidadania
Grupo de pesquisa: Ciência & Tecnologia em contexto (Líder).