Ana Júlia Pedreira

Instituto de Biologia (UnB)

Doutora em Educação pela UnB; Mestre em Ecologia (UnB), Especialista em ensino a distância (CEAD/ UnB) e Graduada em Ciências Biológicas pela UFV (Universidade Federal de Viçosa). Docente na Educação Básica por 18 anos e atualmente professora na UnB no Núcleo de Educação Científica (NECBio) / Instituto de Biologia, e professora orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio/UnB) e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEduc/UnB). Atua nas seguintes áreas: ensino de Ciências, ensino de Biologia, formação de professores, recursos didáticos e ensino de Ciências em Classe Hospitalar.

Principais Produções Acadêmicas

Silva,D. M. S. ; PEDREIRA, A. J. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. ENSINO EM RE-VISTA, v. 27, p. 118-137, 2020. https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5
PEDREIRA, A. J.; Carneiro, M.H da S. . How the textbook is inserted in the pedagogical practice of Biology high school teachers in Sobradinho, Distrito Federal, Brazil.. IARTEM E-JOURNAL, v. 10, p. 91-106, 2018. https://ojs.bibsys.no/index.php/IARTEM/article/view/717

Silva,D. M. S. ; PEDREIRA, A. J. ; Carneiro, L. F. P. ; Oliveira, I. ; Oliveira, M. E. P. ; Oricchio-Rodrigues, B. ; Melo, R. D. O. ; Quintas, J. S. ; Ribeiro, Y. ; Sousa, J. M. ; Lemos, F. F. . Conteúdos procedimentais nos livros didáticos de Ciências e Biologia: um olhar sobre as atividades propostas para os estudantes.. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 112-132, 2020. https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/28287
PEDREIRA, A. J.; CARNEIRO, M. H. S. O significado que os alunos atribuem aos materiais curriculares utilizados por professores de Biologia, em escolas de ensino médio da rede pública de Brasília, Brasil. Ensenanza de Las Ciencias, v. spc, p. 1343-1348, 2017. https://core.ac.uk/download/pdf/147043492.pdf
PEDREIRA, A. J.; CARNEIRO, M. H. S. . Uma boa aula de Biologia na percepção de estudantes do ensino médio. In: Wivian Weller; André Lúcio Bento. (Org.). Ensino Médio Público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2018, v. 1, p. 81-105.

Principais Produções Técnicas

Conhecendo a Classe Hospitalar do HUB https://www.youtube.com/watch?v=omO4yolG_KE;
Ensino por investigação no PROFBIO https://www.youtube.com/watch?v=mjv634sk-a0
Mesa Redonda com quatro convidados que coordenam projetos de extensão na Universidade de Brasília, para falar sobre a importância social da extensão universitária. Os projetosde extensão são: Bio na Rua UnB, Momento Ciência, Classe Hospitalar e BeijaFal. https://www.youtube.com/watch?v=SHemF252mcY
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7005095208454032
Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências
Grupo de pesquisa: Ensino de Ciências em Classes Hospitalares (líder) e Estágio Supervisionado de Ensino e Formação de Professores de Ciências (membro)